Sala de computação
A sala de computação do Curso de Ciências Moleculares, também chamada simplesmente de PROCCM, é a sala 02 do Favo 22.
Ela é administrada pelos próprios alunos. Na verdade, apenas o sistema Linux é controlado pelos alunos, o Windows é (des)controlado pelo CCE, com toda a burocracia e demora resultante...
Esta sala está equipada com 10 computadores para uso dos alunos, além de dois servidores: o apostol e o proccm.
Veja aqui um pequeno FAQ (bem simples, com algumas coisas advanced).
Para reportar problemas da sala de computação, siga este link ou mande e-mail para proaluno@listas.cecm.usp.br.
Pequeno manual do administrador.
Quotas
Todas as pastas pessoais (/home/foo) ficam localizadas no servidor, que tem um espaço limitado, evidentemente. Como enfrentamos, com certa freqüência, problemas de falta de espaço, a conta de cada usuário tem uma quota máxima que não deve ser ultrapassada.
O sistema de quotas funciona da seguinte maneira: existe um limite soft cuja extrapolação iniciará uma contagem de 1 semana, ao fim da qual não será mais possível gravar nada naquela conta - o que impossibilita até mesmo logar em alguma máquina, já que para isso alguns arquivos têm de ser criados. Nesse caso, você terá que implorar para um admin bonzinho entrar lá e limpar a casa. Há também um limite hard, em que o mesmo acontece, mas sem nenhum prazo, ou seja, não deve ser ultrapassado de maneira alguma.
Atualmente, o limite soft está fixado em 1GB, e o hard em 1.2GB. Lembre-se, porém de que não há espaço para que todos os usuários ocupem 1GB, então caso volte a faltar espaço, o limite será reduzido.
Para verificar o quanto da quota você está usando, use o comando
quota
A 1a coluna (blocks) é o espaço ocupado, em kb, a 2a (quota) é o limite soft e a 3a (limit) é o limite hard. Na 4a (grace) aparece quantos dias faltam para a sua conta ser bloqueada, caso o limite tenha sido ultrapassado.
Os Perigos na Sala de Computação
Muito cuidado ao deixar sua conta aberta e desprotegida na sala de computação, isso pode ter conseqüências terríveis. A mais comum é a denúncia de sua verdadeira opção sexual por todas as listas de discussão do CM.