Curso de Ciências Físicas e Biomoleculares
O Curso de Ciências Físicas e Biomoleculares é um curso interdisciplinar vinculado ao Instituto de Física da USP São Carlos, com ingresso direto pela Fuvest e voltado para pesquisa em biotecnologia e biomedicina. O curso existe desde 2006.
Apesar de suas semelhanças com o CM, os cursos raramente são mencionados juntos, mesmo quando são discutidas suas propostas e iniciativas de um curso acadêmico e interdisciplinar.
Índice
Comparação com o CCM
Embora compartilhe muitas características com o Curso de Ciências Moleculares, são cursos bastante distintos:
Curso de Ciências Moleculares
- Oferece 25 vagas por meio de um processo seletivo específico após a seleção pela Fuvest.
- É dividido em dois ciclos, o Básico com um currículo fechado e o Avançado com um currículo aberto.
- Não tem uma ênfase ou direcionamento específico para alguma área, as disciplinas do ciclo básico não tem um viés específico.
- Fica em São Paulo, no Campus Butantã, tem um espaço próprio.
Curso de Ciências Físicas e Biomoleculares
- Oferece 40 vagas pela Fuvest.
- É um curso de Física Biomolecular, voltado para ciências biológicas e aplicações biotecnológicas e biomédicas.
- O currículo tem uma estrutura como a maioria dos cursos da USP, não tem algo análogo ao ciclo avançado com grande liberdade curricular. Em outras palavras, diferentemente do curso de Ciências Moleculares(CM), que você depois escolhe que tipo de carreira vai seguir, o curso de Ciências Físicas e Biomoleculares (Biomol) já tem um enfoque de carreira definido: é um cientista que pesquisa, de modo geral, "tudo" (Física, Química e Biologia) a respeito de Biomoléculas.
- Fica no Campus da USP São Carlos, no Instituto de Física de São Carlos (IFSC).
Informações sobre o curso de Ciências Físicas e Biomoleculares
O Curso de Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares - a "Biomol" - só existe na USP de São Carlos. O Curso é oferecido pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC). A proposta do curso é oferecer ao aluno uma base científica pesada (fundamentada principalmente em Física) com o objetivo deste trabalhar com Biomoléculas. Estudam-se no curso todas as grandes áreas da ciência: Física, Química, Biologia e suas combinações (Bioquímica, Biofísica, Físico-Química, etc) auxiliadas paralelamente por ferramentas exatas como Cálculo e Computação visando o enfoque em Biomoléculas. Diferentemente dos cursos usuais no Brasil (por exemplo: Ciências Biológicas), que são restritos a uma área, porém estudam tanto a "MACROÁREA" (Meio Ambiente, Zoologia, etc.), quanto a "MICROÁREA" (Biologia Molecular e Celular, Microbiologia, etc.), o curso de Ciências Físicas e Biomoleculares tem uma outra proposta. A ideia é formar um profissional que entenda de todas as "MICROÁREAS", isto é, que saiba manipular bem Física, Química e Biologia no domínio da escala microscópica. O curso de Ciências Físicas e Biomoleculares foi baseado em outros cursos semelhantes já existentes no exterior. São chamados cursos em "T", devido ao seu formato de base vasta, mas com um foco determinado de aplicação.