Curso de Ciências Moleculares
O Curso de Ciências Moleculares, carinhosamente chamado de CCM ou CM, é uma opção de graduação da Universidade de São Paulo para alunos que desejam fazer da pesquisa científica sua atividade profissional. Palavras-chave que caracterizam o curso são: inter e multidisciplinaridade (com forte pendência para a multi-), e liberdade acadêmica. O curso foi reconhecido pelo MEC em 16/06/96.
O curso é sediado no favo 22 da Colméia.
Estrutura do curso
O ingresso no curso é feito por um processo seletivo, realizado no meio do ano (normalmente começo de julho), do qual só podem participar alunos de graduação da USP. É tradicional haver uma palestra de divulgação do curso, o chamado Evento da Fuvest um mês antes da prova, realizado no prédio da Fuvest.
O curso tem duas fases ou ciclos. Os primeiros dois anos compõem o ciclo básico quando o aluno tem aulas de Biologia, Física, Matemática, Química e Computação. A maioria dos cursos é dada no favo 22, com exceção de alguns dados no Instituto de Química, no Instituto de Ciências Biomédicas e no Instituto de Biociências.
Ao terminar o ciclo básico entra-se no ciclo avançado, quando o aluno deve escolher um professor para orientá-lo e montar o programa para os próximos dois anos escolhendo disciplinas de qualquer unidade da USP.
Para mais detalhes veja Ciclos do CM.
Professores do Curso
Veja Professores do CM
Turmas
Há atualmente 15 turmas que já passaram pelo CM, com mais uma (T16) começando no segundo semeste de 2006.
Veja o artigo Turmas do CM.
Curiosidades
- Os alunos do curso são freqüentemente confrontados com a pergunta "Ciências o quê?" por pessoas leigas, obrigando-os a repetir a descrição do curso a cada pessoa que conhecem.
- O CM não é o único curso interunidades da USP, há diversos outros como o curso de Relações Internacionais, e o de Ciências Fundamentais da Saúde.
- Surgiu na USP de São Carlos um clone, o Curso de Ciências Físicas e Biomoleculares que tem vestibular direto pela Fuvest e mais voltado para a área de Biologia Molecular.
- Houve a proposta de um Curso de Humanidades, análogo do CCM na área de humanas, mas aparentemente ele foi descartado [referência?].